MORRE O ZAGUEIRO DO PRIMEIRO TÍTULO BRASILEIRO DO FLAMENGO !
1980 - O zagueiro Manguito chega ...
MANGUITO ( ALBERTO GONÇALVES )
...ao Flamengo e logo assume a titularidade da zaga devido a sua...
Três dias depois do aniversário de 31 anos da conquista do
título mundial de 1981, o Flamengo perdeu um de seus herois. Faleceu na noite
deste domingo o ex-zagueiro Manguito, vítima de um infarto.
... raça e força. Começava ali sua trajetória.
Caio Cambalhota x Manguito pelo campeonato carioca de 1978.
Manguito abraça Cláudio Adão nos 4 x 0 contra o Flu em 1978.
Manguito foi um zagueiro tecnicamente era fraco, mas era bravo.
Batizado como Alberto Gonçalves, o ex-jogador tinha 59 anos e estava um evento na Lapa quando sentiu-se mal. O ex-jogador conquistou oito títulos com a camisa do Flamengo:
Aqui Manguito recebe o carinho de sua mãe, sua maior incentivadora.
A Campeonato Carioca (1978 e 1979, por duas vezes), Ramón de Carranza (1979 e 1980), Campeonato Brasileiro (1980), Copa Libertadores (1981) e Campeonato Mundial de Clubes (1981).
Alto e forte, Manguito complicava os atacantes pelo alto.
Manguito esteve no Flamengo de 1978 a 1981 e disputou 116 jogos, tendo marcando um gol. O velório do ex-jogador será nesta segunda-feira, no Clube Pavunense, na Pavuna, Zona Norte do Rio de Janeiro.
Em diversas oportunidades Manguito formou com Nelson, a zaga titular.
Às 16h, será realizado o enterro no Cemitério de Irajá. Nos últimos anos de vida, Manguito disputava alguns amistosos pela equipe de masters do Flamengo, junto com outro jogadores da Era Zico.
Cantareli, Manguito e Júnior nos 4 x 2 contra o Vasco.
Cantareli, Manguito e Júnior nos 4 x 2 contra o Vasco.
.bmp)
1979 - Fla x Flu de emoções, Rondineli e Manguito garantem Cantareli contra Pintinho. Zezé, Carpegiani e Parraga acompanham.
Manguito jogou com Zico no Flamengo. O ex-jogador do Flamengo Alberto Gonçalves, mais conhecido como Manguito, morreu na noite de domingo, aos 59 anos. O ex-zagueiro rubro-negro participava de um evendo na Lapa, região central do Rio de Janeiro, quando se sentiu mal e sofreu um infarto fulminante.
Ele ainda se tratava de uma isquemia sofrida há poucos meses.O jogador chegou ao Flamengo em 1978 vindo do Olaria e ficou até 1981, jogando 115 vezes com a camisa rubro-negra (além de participar, em
Brasileirão 1979, Zico e Manguito abraçam Cláudio Adão.
1990, do jogo de despedida de Nunes do futebol), e marcou apenas um gol. Manguito conquistou os Campeonatos Cariocas de 1978, 1979-Especial e 1979-Estadual, o Brasileiro de 1980 e a Copa
Final do Brasileiro 1980, após o gol de Zico , todo o time corre pois o Atlético deu a saída muito rapidamente. Manguito é o primeiro da direita para a esquerda.
Libertadores da América de 1981, além das Taças Guanabara de 1978, 1979, 1980 e 1981 e dos Troféus de Palma de Mallorca de 1978 e Ramón de Carranza de 1979.
Final do Brasileiro 1980,Marinho e Manguito formam a zaga da partida.
Ainda em 1981, Manguito se transferiu para o futebol árabe, onde se sagrou campeão daquele ano com o Al-Nasr. Depois defendeu o Vitória-BA, entre outros clubes.
Final do Brasileiro 1980, no time campeão, Manguito é o terceiro em pé da direita para a esquerda.
Certa vez ,às vésperas da final do campeonato carioca de 1978, diante das ameaças dos jogadores da defesa vascaína, Cláudio Coutinho, técnico do Flamengo, à época, ameaçou : " se vamos para a porrada
coloco o Manguito de centroavante." Curioso é que este fato se repetiria em 1979, diante das ameaças do zagueiro Moisés, do Fluminense antes do Fla X Flu..
Sempre muito brincalhão , Manguito era...
...muito querido pelos colegas. Aqui, fantasiado para o carnaval de 1979.
Uma das últimas fotos de Manguito.
FONTE DOS TEXTOS
Professor : Eudo Robson
espn.estadao.com.br
FONTE DAS IMAGENS
Revista Placar ( editora Abril )
Revista Manchete
www.eusouflamengo.com
www.lancenet.com.br
transmissão da Rede Globo
.bmp)

.bmp)



.bmp)
.bmp)
.bmp)
.png)
.bmp)
.bmp)



.bmp)

.bmp)
.bmp)

Eterno Manguito
ResponderExcluirGrande cara, foi meu treinador no pavunense.... Sempre brincalhão !!!
ResponderExcluirConvivi com ele no Pavunense a partir de 1990. Sempre me tratou com muito atenção e consideração. Jogamos algumas vezes juntos inclusive nas "peladas" no antigo DNER,depois DNIT, em Irajá. Um cara calmo e educado. Sinto até hoje a sua perda principalmente quando apareço na Pavuna em eventos esportivos, onde ele convivia.
ResponderExcluir